1.22.2011

Smetak para quem souber, por Augusto de Campos

SMETAK PARA QUEM SOUBER
Augusto de Campos (algus trechos)
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"Anton Walter Smetak, suiço que adotou o Brasil em 1937, fixando-se na Bahia a partir de 1957, nasceu em 1913. É um ano mais moço que Cage. Seu primeiro disco (Philips 6349-110) só veio a ser gravado em 1974. Produzido por Roberto Santana e Caetano Veloso e montado por este e por Gil, o LP recebeu um tratamento excepcional até no seu aspecto gráfico, com a bela capa dupla que teve orientação visual de Rogério Duarte. Não fora o apoio dos baianos, provavelmente Smetak seria até hoje ignorado."

"Até que ponto as nossas reações emocionais, os hábitos do nosso ouvido, as nossas predileções, serão para nós uma ajuda ou um obstáculo?" - indaga Ives em seu estudo sobre os quartos de tom. Como Smetak, ele crê que quando o homem souber ouvir os microtons ele traduzirá com mais liberdade as milhares de ondas sonoras que estão ao seu redor. Isso permitirá que ele amplie a sua consciência espiritual e se aproxime mais da Natureza, como queria Thoreau, o filósofo americano invocado po Ives e por Cage, que se deliciava com os harpejos eólicos dos fios de telégrafo nas matas de Walden. "

"Foi essa mesma "harpa da Natureza" - a melodia contínua de um violão exposto ao vento, tal como se ouve na faixa de abertura do primeiro LP de Smetak, que o levou a explorar o mundo dos microtons. Aquele disco já nos dera muito surpresas sonoras. Entre elas as improvisações vocais de Caetano - um canto-de-ruídos guturais que não tem paralelo em nossa música (popular ou erudita). No conjunto, a gravação funcionava como um painel das propostas compositivas e das sonoridades pesquisadas por Smetak. Pelos nossos ouvidos desfilaram, pela primeira vez, alguns dentre os muitos (cerca de cem) instrumentos criados por esse anti-luthier - insóliots bricolages que vão da vassoura ao móbile. Os mais estranhos sons ecoavam pelas cabeças-cabaças de "vinas", "choris" (choro-e-riso), "sóis", "árvores" e "rondas" e percorriam as cordas dissonantes de "peixes", "aranhas" e "constelações". "

"Há músicas para todos os gostos e para todas as horas. Quem só pensa em embalar os ouvidos, que fique no som-nosso-de-cada-dia. Mas quem quiser mais sabor e mais saber, não deixe de ouvir esses extras-sons que conseguiram varar o bloqueio informativo das audições de rotina. Como já disse Smetak: "Salve-se quem souber!" "

"Compositor, teórico musical e místico esotérico, pesquisador radical e incansável, Walter Smetak exerceu um grande fascínio em toda uma geração de músicos brasileiros, tanto no meio erudito como no popular. Aliás, foram os jovens da geração tropicalista, e posteriores, os que mais deram ouvidos a esse professor excêntrico, que cruzava as ruas de Salvador montado numa velha BMW que chamava de "a prostituta da Babilônia". Gilberto Gil, Rogério Duarte, Gereba, Tuzé de Abreu, Djalma Correia e Marco Antônio Guimarães (grupo Uakti) foram alguns dos que beberam diretamente de sua fonte."

"Faleceu no dia 30 de maio de 1984, em Salvador. Deixou dois discos gravados: um pela Philips, outro pela Marcus Pereira ("Interregno"); três peças de teatro e cerca de trinta livros inéditos. Seus instrumentos encontram-se reunidos na Biblioteca Reitor Macedo Costa, no Campus de Ondina (Salvador)."
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Agora meu eu:
Encontrei esse texto e o disco numa pasta de músicas. Doado por um amigo (antigo dono do computador)
Ao ser visitado por outro amigo, Márcio Muniz, formado em licenciatura musical, fui alertado quanto a existência desse material, enquanto procurávamos conhecer todo o conteúdo da pasta de trilhas, o que o deixou muito surpreso. Causando em mim um pouco de curiosidade.

Posteriormente, dediquei-me a degustação desse material, ouvindo o disco nele anexo.
As experiências sonoras de Smetak me deixaram meio confuso. Realmente é algo incomum, porém não é difícil encontrar referências em outras culturas.

Então, decidi misturar todos aqueles sons para ouvir o resultado.
Ao ouvi-lo fui remetido a uma floresta sonora, lembrei de uma experiência que tive no meio do mato onde os sons dos seres e plantas ao vento me levaram a um ambiente orquestral, apesar de não haver sincronismo, nem ordem temporal. Não deixei de reconhecer aquilo como música.

Dei a esse REMISMETAK (remix)o nome de: Floresta (clique AQUI para ouvir a trilha)
1974 Philips (6349110)
Todas as músicas de composição de Walter Smetak
Produtores - Caetano Veloso e Roberto Santana
Montagem - Gilberto Gil e Caetano veloso


AnôniMattos?!

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