11.22.2012

Dia de catador de reciclados

Hoje é dia dos músicos e eu costumo pensar que todos os dias são datas comemorativas, mas precisamos ter referências, assim como aquela placa na rua que indica para onde devemos direcionar nossa ida. Todo dia é dia de contemplação e reflexão, guarde uns momentos para você refletir sobre suas atitudes.

Decidi pegar todos os sacos de recicláveis que vim juntando durante esses últimos 3 meses e ir, eu mesmo, levar ao lugar que os catadores levam para trocar por dinheiro. Eu estou duro também.

Logo no começo já me bati na seleção dos tipos de materiais que poderia levar e o peso que ficou quando finalizei, arrumei tudo naqueles sacos azuis de lixo, aquele que se compra no supermercado, ficou um total de 8 sacões cheios. Ficou pesado "pracarai"... andei de Brotas até o Gravatá, para quem conhece, fica numa rua paralela à rua do Fórum Ruy Barbosa (o cara tem um Fórum com seu nome, mas a casa onde morou está abandonada, poderia ser algum tipo de museu), uma caminhada de 25 minutos, subindo uma ladeira, passando pelo Dique, depois subindo a escadaria do lado da antiga Fonte Nova. A cooperativa fica no fim da Rua do Gravatá.


O caminho foi punk, debaixo de sol e no meio daqueles sacos eu senti na pele o que sente um morador de rua que tira o seu sustento dessa atividade, sem contar que, no meu caso, estava tudo limpo e tranquilo, pois o que ali tinham como lixo era tudo resultado do consumo da minha família.

Passei por uma senhora que falou baixinho para o guri que a acompanhava:
- Ele consegue carregar aquilo tudo porque está cheio de drogas.

Ela não contava com a minha super audição, que me ajuda um pouco com a música.

Depois de me espremer entre os carros e as pessoas, consegui subir o escadão do lado da antiga Fonte  Nova e alcancei o ladeirão que dá no Fórum, antes de completar a ladeira consegui ser ofendido por um carona de um dos carros que teve que mudar a direção na pista, já que por conta dos carros estacionados não tinha como eu andar pelo passeio.

Chegando lá, para a minha tristeza, descobri que 3 dos sacos que levara iria para o lixo e não me daria nenhum tipo de retorno financeiro, acabei adicionando peso à toa.


Nesse lugar eles compram Garrafas Pet, papelão, alumínio, lata de refri e cerveja, papel e outros tipos de plásticos que eles chamam de "balde/bacia" que se resume a plásticos coloridos, vasilhas de manteiga, de água sanitária, de shampoo e etc.









"o Catador poderia estar roubando, poderia estar matando, mas tem essa opção, que não é lá muito rentável, mas ainda é uma opção limpa, apesar de aparentemente suja e fazem um papel que a nossa prefeitura não faz"

Portanto é bom fazer parte dessa rede, não adianta separar e entregar para a coleta normal de lixo, lá eles juntam tudo que você separou.

Se você tem o hábito de separar seu lixo, não misturando os resíduos sólidos dos orgânicos, entre em contato com a cooperativa mais próxima da sua casa: Cidadanize-se (link) ou procure um catador em sua rua e acerte um lugar e dia que você deixará tudo que separou ao seu alcance.

Ah...nesse esforço todo eu ganhei R$ 4,40.






Estava mesmo afim de viver essa experiência e para essas coisas, não tem preço.
ôvaki:


Nenhum comentário:

Postar um comentário